segunda-feira, 11 de março de 2013

A importância da ludicidade na Educação Infantil!




Precisamos romper com modelos tradicionais de ensino onde as crianças são vistas como adultos em miniaturas ou “caixinhas”  para depositarmos o conhecimento. Uma Educação  preocupada com desenvolvimento efetivo da criança precisa se atentar que, brincar é a essência da criança, e por meio da brincadeira ela constrói e reconstrói sua personalidade.
De acordo ao pensamento de Lapierre (1998):

(...) trabalhar com o que há de positivo na criança; interessa-nos pelo que ela sabe fazer e não pelo o que não sabe fazer. É a partir daí que a relação pedagógica pode descontrair-se, a situação deixa ir de ser dramatizada e a criança reencontrar a confiança e a segurança. [...] Neste ponto abandonamos o modelo médico [higienista]: diagnóstico, prescrição, tratamento, modelo sobre o qual funcionam os estabelecimentos de reeducação. [...] A partir daí, com efeito, não existe mais “reeducação”. Tudo se torna educação, tal como nós a concebemos, ou seja, desenvolvimento das potencialidades próprias de cada criança. (LAPIERRE. 1988, p. 13).

A criança na sua natural forma de ser  se interessa por aquilo que tem significado para ela, sendo assim, a  adaptação das atividades exige do pedagogo um conhecimento das necessidades e possibilidades do mundo infantil.

REFERÊNCIA: 

LAPIERRE, A; ACOUTURIER, B. A Simbologia do Movimento. Porto Alegre: Artmed, 
1988.


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